Histórico

A princípio o Serviço de Assistência Social era apenas uma seção a mais do Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Goiás. A partir de 16 de janeiro de 2006 foi instituída a Fundação Dom Pedro II pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, regida por Estatutos e Legislações próprios, dando assim início a uma nova gestão dos recursos do Fundo de Assistência Social – FAS e posteriormente do Fardamento, Convênio IPASGO e Taxa Escolar, arrecadados de seus beneficiários.

Teve sua primeira Diretoria Executiva, Conselho de Curadores e Conselho fiscal, constituídos e empossados pela Drª Marlem Gladys Ferreira Machado, Curadora de Fundações e Associações de Goiânia, em 13 de Fevereiro de 2006.

O primeiro Regulamento Geral de Benefícios entrou em vigor em 1º de janeiro de 2007 e a partir de 19/11/2010 foi substituído pela atual Norma Geral de Benefícios.

No início de suas atividades, a FDP II contava com um número de 2.318 titulares e agregados e um total de cerca de 9.200 beneficiários (titulares, agregados e dependentes), hoje conta com aproximadamente 3.500 titulares e agregados e um total de cerca de 12.000 beneficiários.

Em 2008 com a atualização do Quadro de Organização e Distribuição (QOD) do CBMGO, foi implantada a Assessoria Fundacional, a qual está diretamente ligada à Fundação dom Pedro II, com a finalidade de regulamentar as atividades dos Bombeiros Militares que trabalham na Fundação e não fazem parte da Diretoria Executiva.

Funcionalidade e objetivos

Proporcionar assistência social aos Bombeiros Militares do Estado de Goiás, as pensionistas, seus dependentes, compreendendo assistência médica, odontológica, hospitalar, psicológica, farmacêutica, habitacional, educacional, esportiva, científica, pesquisa, serviço social em geral, cultural e religiosa.
Executar projetos, em parceria, para a comunidade em geral.

Composição dos Conselhos e Diretoria Executiva:

I – Conselho de Curadores (órgão de orientação, supervisão e decisão):
Presidente de Honra (Comandante Geral do CBMGO)
• Cel QOC Uilson Alcântara Manzan – de 13/02/2006 à18/02/2011
• Cel QOC Carlos Helbingen Júnior – de 18/02/2011 à …

Presidente do Conselho de Curadores (Sub-Comandante Geral do CBMGO)
• Cel QOC Paulo Rocha Arantes – de 13/02/2006 à 01/03/2007
• Cel QOC Claiton Divino de Souza Coelho – de 01/03/2007 à 18/02/2011
• Cel QOC Divino Aparecido de Melo – de 18/02/2011 à …

Diretor Presidente
• Cel QOC Celso Ofugi – de 13/02/2006 à 27/08/2008*
• TC QOC Benjamim Martins de Assunção Filho – de 27/08/2008 à …

Representante dos Oficiais
• Maj QOS Wagner Costa Braga – de 13/02/2006 à 11/03/2009*
• TC QOC Múcio Ferreira dos Santos – de 11/03/2009 à 03/12/2009*
• TC QOC Ulisses José da Silva – de 03/12/2009 à … *

Representante dos Inativos
• Cel RR José Irene Dias Brito – de 13/02/2006 à 19/03/2008
• 2º Ten R/R João Batista Neves – de 19/03/2008 à 08/03/2012
• Maj R/R Darcy Lima Lopes – 08/03/2012 à …

Representante das Praças
• 2º Ten QOA Roberto Luis Menezes Soares – de 13/02/2006 à 08/03/2012*
• ST QPC Ronaldo França da Silva – de 08/03/2012 à … *

Representante da Comunidade
• Sr. Djalma Tavares de Gouveia – de 13/02/2006 à 08/03/2012
• Sr. Divino Rodrigues de Freitas – de 08/03/2012 a …

Representante da Comunidade
• Sr. Nazir Angelo D’Isanto – de 13/02/2006 à 01/03/2007
• Sr. Ciro Ricardo Pires de Castro – de 01/03/2007 à 11/03/2009
• Sr. Pedro Daniel Bittar – de 11/03/2009 à

II – Conselho Fiscal (órgão de controle interno, de caráter permanente):
Presidente do Conselho Fiscal
• Cel QOC Edmilson Eurípedes Lopes – de13/02/2006 à 15/02/2008*
• 1º Sgt QPC Luciana Luíza de Araújo – de15/02/2008 à 08/03/2012*
• 3º Sgt QPC Germino Alexandre de Oliveira – de 08/03/2012 à …

Conselheiros (2 membros)
• Cap QOA Divino Gonçalves da Silveira – de13/02/2006 à 15/02/2008*
• 3º Sgt QPC Wellington Ribeiro da Silva – de13/02/2006 à 15/02/2008*
• TC QOC Gilberto Padilha dos Reis – de 15/02/2008 à 28/05/2009
• 3º Sgt QOC Jefferson da Costa Lustosa – de 15/02/2008 à 08/03/2012*
• Maj QOC João Divino Lourenço Júnior de 28/05/2009 à 08/03/2012*
• Cap QOC Ederbane Rodrigues Monteiro Júnior – de 08/03/2012 à ..
• Sd QPC Francyelle Pereira e Silva Umbelino – de 08/03/2012 à ..

III – Diretoria Executiva (órgão de coordenação, superintendência e execução das atividades):
Diretor Presidente
• Cel QOC Celso Ofugi – de 13/02/2006 à 27/08/2008*
• TC QOC Benjamim Martins de Assunção Filho – de 27/08/2008 à … *

Diretor Administrativo
• TC QOC Jonas Henrique Moreira – de13/02/2006 à 18/08/2006*
• TC QOC Pablo Lamaro Frazão – de 18/08/2006 à 30/06/2008*
• TC QOC Michelsen Rodrigues de Faria – de 30/06/2008 à 27/08/2008*
• Maj QOC Emerson Divino G. Ferreira – de 27/08/2008 à 10/06/2010*
• Cap QOC Diego Alves Batista – de 10/06/2010 à 10/12/2010*
• Cap QOC Helter Borges de Oliveira – de 10/12/2010 à 28/06/2012*
• Cap QOC Leonardo Bruno de Souza – de 28/06/2012 à… *

Diretor Financeiro
• 1º Sgt QPC Luciana Luíza de Araújo – de13/02/2006 à 18/08/2006*
• Cap QOC Helaine Vieira Santos – de 18/08/2006 à 09/09/2010*
• Cap QOC David Augusto L. Guimarães – de 09/09/2010 à 29/05/2012*
• 1º Ten QOA Vicente de Paula da Silva – de 29/05/2012 à …

Programas

Desde a sua criação a Fundação Dom Pedro II vem desenvolvendo programas e projetos imprescindíveis as suas finalidades estatutárias, a fim de proporcionar assistência social aos seus beneficiários e executar projetos em parceria para comunidade em geral.

Os programas previstos no Plano de Trabalho de 2018 são os seguintes:
• Programa de Administração Geral;
• Programa Gestão Informatizada;
• Programa de Assistência Social;
• Programa de Solidariedade Humana;
• Programa In-Atividade – PROIN;
• Programa Fardamento;
• Programa de Incentivo e Apoio ao Esporte e a Cultura;
• Programa de Apoio ao PROEBOM (Programa Educacional Bombeiro Mirim);
• Programa Novas Parcerias;
• Programa Amamentar – PROAMA.